Ouvimos muitas histórias entre mecânicos e motoristas sobre manutenção, direção e cuidados que devemos ter com o carro. Algumas dessas são verdadeiras e até científicas, entretanto outras são lendas urbanas ou simples crendices sobre os carros.
Vamos colocar aqui alguns mitos em torno dos cuidados com os automóveis que foram consultados com especialistas (mecânicos).
1. Não é necessário amaciar um motor de carro zero
Alguns anos atrás era comum ouvir de pessoas que adquiriram seu carro zero, que não estavam forçando o motor pois ainda não tinha atingido 3 ou 4 mil quilômetros.
Era orientado inclusive pelos próprios manuais que não se deveria passar de 80km/h e deveria sempre se esquentar o motor antes de utilizar o carro. Os motores modernos já têm um processo de fabricação mais rigoroso e uma precisão maior do que havia na indústria há uns 20/30 anos atrás.
Portanto não é mais indicado o amaciamento para utilizar o motor em um regime mais severo. Mas é ainda aconselhável que esquente o motor antes de atingir altas rotações para não colocar todo o conjunto em risco.
2. Um motor nunca deve atingir altas rotações pois isto irá danificar o conjunto
Embora não seja necessário andar todo o tempo em 6.000 RPM, há momentos em que é necessário exigir mais da máquina para que o seu desempenho seja atingido. Aliás o motor é projetado para aguentar determinados regimes de rotações por determinado tempo.
O motor moderno tem inclusive um bloqueio via injeção eletrônica quando atinge rotações ao quais irão prejudicar o motor. Claro que a temperatura do motor deve ser levada em consideração, eventuais falhas podem causar um problema no motor por superaquecimento.
3. Não é necessário adicionar aditivos diretamente ao combustível
Nos postos de combustível já são adicionados propriedades ao combustível suficientes para o funcionamento normal do motor, então teoricamente não seria necessário adicionar nenhum aditivo para que o combustível faça “Bem” ao motor.
Embora todos sabemos que cada posto trabalha de uma certa forma, e nunca sabemos se o combustível foi batizado.
4. É necessário colocar em neutro o carro automático em semáforos
Essa informação não faz muito sentido, pois os carros automáticos são projetados para você apenas acelerar e frenar. Então ao contrário do carro manual, você não tem a necessidade de colocar em neutro quando você para em um semáforo por exemplo.
5. O ar condicionado consome muita energia do carro
Essa é verdade sim, todos que tem ou já guiaram um carro com ar condicionado, sabem que a potência do carro tem uma queda considerável quando esse equipamento está em pleno funcionamento.
Mas há quem diga que na estrada, é mais econômico você viajar em velocidade constante com o ar condicionado ligado do que com os vidros abertos. Neste caso o arrasto causado pelo vendo nos vidros abertos, estaria gastando tanto combustível quando o ar condicionado.
6. Motores não podem ser lavados
Os motores logicamente podem ser lavados, desde que com cuidado. Você não pode simplesmente apontar um jato forte em todo o motor e achar que isto não irá causar nenhum dano. Existem partes do motor que não foram projetadas para levar água diretamente.
O mais indicado é que cada área deva ser lavada com cuidado usando buchas, pincéis e evitar produtos que agridam borracha e plástico.
7. Nunca se deve trocar óleo da caixa de marchas
A resposta nesse caso é depende. Sabemos que existem conjuntos de marchas que são projetados para funcionar em toda a vida útil do carro sem a necessidade de serem substituídos. Porém caso seja necessário abrir o conjunto para uma manutenção, esse óleo deverá ser substituído.
Em carros mais antigos, é recomendável por cada fabricante que depois de tantos mil quilômetros rodados que esse óleo seja substituído. E acredite, essa substituição pode prolongar a vida útil dele.
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