A aerodinâmica desempenha um papel cada vez mais importante no design de qualquer automóvel. De acordo com a maioria dos estudos realizados, o aspecto mais decisivo na compra de um carro é a linha harmônica, ou seja, o design exterior.
Embora a aerodinâmica seja um dos fatores que contribui fundamentalmente para dar uma aparência mais ou menos atraente ao veículo, essa não é sua única missão e existem importantes características técnicas e de segurança que dependem de um design aerodinâmico eficiente.
Tecnologias aerodinâmicas
Portanto, é importante ter em mente que esta área de desenvolvimento de automóveis tem não apenas um papel decorativo, mas uma grande influência em seu comportamento geral.
Ao dirigir, o veículo interage com o ar e isso causa o aparecimento de dois tipos de fluxo que condicionam os efeitos aerodinâmicos: fluxo externo devido à passagem de ar pela superfície externa do carro e fluxo interno devido à passagem do ar, por exemplo, pelo motor ou pelo interior do habitáculo.
Para fazer com que o veículo tenha menos resistência ao ar e reduzir seu consumo, são instalados sistemas que reduzem a resistência ao ar do veículo.
O ângulo do spoiler e o sistema de abertura variável das ranhuras da grade do radiador são dois recursos técnicos cada vez mais utilizados pelas marcas de automóveis.
Em um veículo que não possui esse sistema para abrir as ranhuras da grade do radiador, o ar entra por essas ranhuras o tempo todo, motivo pelo qual várias marcas já criaram sistemas que regulam a abertura e o fechamento automaticamente conforme a velocidade e condições do motor.
Com esse recurso tecnológico, a resistência que causaria o fluxo constante de ar através do radiador é eliminada. A questão é clara: melhor aerodinâmica, menor consumo de combustível.
O sistema Air Vent Control da BMW e o Airpanel da Mercedes-Benz incorporam aletas de entrada de ar ajustáveis no radiador. Se apenas for necessário um baixo desempenho de resfriamento do motor, o Airpanel permanece fechado, reduzindo a resistência do ar e, portanto, o consumo de combustível, e quando é necessário um desempenho mais alto de resfriamento, as abas se abrem.