Na internet existem diversas fontes, confiáveis ou não sobre filtros de ar esportivos. Existem “Especialistas” que defendem os dois lados.
Com uma rápida busca, você irá se deparar com fervorosos defensores de filtros esportivos que testemunham um ganho de potência do motor, e também encontrará especialistas desmistificando o uso de tais filtros, que os mesmos não trazem benefício nenhum para o seu carro.
Quem estará certo? Em quem acredito?
Bom, a começar, este humilde Petrol Head que vos fala, não tem respaldo cientifico nem um super laboratório para provar de uma vez por todas, quem está certo.
Experiência
Ao passar dos anos, na convivência com diversos mecânicos e preparadores tive algumas conversas sobre o tal ganho de potência milagrosa somente por instalar um filtro esportivo de R$ 250,00. E adivinha? Não existe um consenso! Já vi pessoas altamente competentes falando um monte de asneiras.
Cada carro sai de fábrica com um filtro de ar dimensionado para a potência máxima que o motor vai atingir. Se eventualmente o motor não sofrer qualquer upgrade que tenha um real ganho de potência, não existe necessidade de substituição de filtro. Simples assim.
O fato é, se você instalar um filtro de ar esportivo em um carro popular 1.0, a única diferença que você irá perceber logo de cara, é o carro fica com um ronco maior. Devido a isso, provavelmente algumas pessoas ficam com a falsa sensação de que o carro está com mais potência.
Consultas com preparadores
Em algumas conversas que tive com amigos que trabalham no ramo preparação há muitos anos, tive a impressão de que essa lenda surgiu quando as pessoas resolveram fazer essa instalação em carros carburados, e elas se viam obrigadas a regular o ponto do carro já que o fluxo de ar aumentou. Fazendo essa calibragem em um carro carburado, pela troca do giclê por exemplo, você tem uma mistura de combustível e ar maior do que o normal, fazendo assim o giro do motor aumentar e consequentemente deixa-lo mais esperto. Claro que neste caso o motor passa a consumir mais, sempre trabalhando em um regime maior que o normal.
Nos carros com injeção eletrônica, eles na maioria das vezes faz essa regulagem automaticamente. Ao perceber que o fluxo de ar é maior o motor faz a compensação do combustível. No caso do carro mais atual e tecnológico, ele dificilmente ficará mais esperto como no carro carburado, pois o computador faz toda uma regulagem para que ele trabalhe da forma mais econômica possível.
Confesso que em alguns casos, ouvi umas besteiras, mesmo de mecânicos bons, que são de total confiança, mas eu não os culpo. Provavelmente alguns de seus clientes compraram um super filtro K&N de fluxo duplo e chegaram na oficina dizendo que seu carro 1.0 estava andando tanto quanto um 1.4. E assim a lenda acaba se perpetuando.
O que tirei de lição de toda essa consulta é:
- Tenho um carro original de fábrica e vou fazer uma preparação no motor instalando turbo, preparando cabeçote, trocando bicos injetores, virabrequim, roda fônica etc etc etc. Puxa, nesse caso preciso de um filtro de maior capacidade, já que a mistura de ar e combustível vai aumentar.
- Tenho um carro todo original, não vou fazer nenhuma modificação no motor além de trocar o filtro original por um filtro esportivo. Nesse caso estou somente gastando dinheiro sem ter um retorno em potência.
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